Skip to navigation – Site map

HomePresentationCall for papersEtnicidade e religião – Vibrant 1...

Etnicidade e religião – Vibrant 11(2) – 31 de dezembro de 2013

A VIBRANT receberá até o dia 31 de dezembro de 2013 contribuições na forma de artigos, resenhas ou trabalhos audiovisuais para o dossiê “Etnicidade e religião”, a ser publicado na edição 11(2).  O dossiê contemplará artigos produzidos por antropólogos atuantes em instituições brasileiras ou em parceria com antropólogos de instituições estrangeiras, que estejam desenvolvendo reflexões etnográficas e teóricas sobre as interfaces em torno do par “etnicidade-religião”.

“Etnicidade” e “religião”, na qualidade de temas fundadores, confundem-se, em grande medida, com a própria história da teoria antropológica. A antropologia brasileira tem contribuído para a reflexão sobre estes temas desde os seus momentos iniciais, através de uma imensa produção intelectual, que, no entanto, tem definido “campos” que remetem a problemas, autores e embasamentos teóricos muito distintos entre si.

Entretanto, nos últimos anos, os usos políticos em torno da “cultura” fizeram com que esse par começasse a interpelar nossos lugares comuns disciplinares de maneira desafiadora, obrigando-nos a pensar termos e conceitos, antes confortavelmente separados, agora suscetíveis da assumir formas diversas de blurred genres. Um sintoma desse desafio reside no fato de que a idéia essencialista de cultura torna-se, no campo político, tanto um instrumento de auto-afirmação identitária, quanto uma linguagem jurídica de atribuição de direitos. Assim, diversos atores – movimentos sociais, porta-vozes da nação, militantes, funcionários do Estado e intelectuais em geral – entram na cena. As categorias do “étnico” e do “religioso” adquirem renovada centralidade, produzindo novas resignificações em termos de linguagens de interculturalidade, códigos de disputas e afirmações identitárias que operam nas mais diversas arenas: os “nativos” – e o Estado – podem, mais do que nunca, lidar com as “coisas” da antropologia. O dossiê receberá contribuições que ajudem a conceber novas imaginações teóricas e práticas para melhor enfrentar os dilemas promovidos por esta “virada reflexivista”.

Os artigos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos pareceristas serão aceitos, em casos excepcionais, artigos redigidos em português, cuja tradução, no caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos respectivos autores. As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no link Instruções para autores.

Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores-convidados deste dossiê Cristina Pompa (pompa@unifesp.br) e Lorenzo Macagno (lorenzom@ufpr.br) com cópia para os editores da Vibrant, Peter Fry e Carmen Rial (vibrant.aba@gmail.com) até o dia 31 de dezembro de 2013.

Pedimos aos autores lerem com cuidado “Instructions for Authors” antes de enviar seus artigos.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search