Skip to navigation – Site map

HomePresentationInstructions for authors (in port...

Instructions for authors (in portuguese)

VIBRANT aceita os seguintes tipos de contribuições:

  • Artigos inéditos, em inglês, francês ou castelhano;

  • Resenhas críticas de apenas um livro ou de vários livros tratando de assuntos correlatos;

  • Traduções para o inglês, Frances ou espanhol de artigos clássicos da antropologia brasileira;

  • Apresentações em power-point

  • Vídeos;

  • Textos podem ser submetidos em português. Em caso de aprovação, o autor se responsabilizará por sua tradução em inglês, francês ou espanhol. Sugerimos aos autores buscarem financiamento para a tradução junto a suas instituições de origem, especialmente os pós-graduações. Vibrant eventualmente disponibiliza alguma ajuda financeira, os autores serão informados se e quando estes fundos estão disponíveis.

A pertinência para publicação será avaliada pela Conselho Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas anônimos ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). Estes não terão acesso à autoria dos textos examinados.

As contribuições devem ser enviadas por e-mail para o editor de VIBRANT (vibrant.aba@gmail.com) em Word for Windows. Os artigos devem ser digitados em Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 e estarem acompanhados por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras em inglês. As notas devem vir no rodapé não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato:

sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (Wagley 1977: 160-162).

Os autores devem enviar também seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação, principais publicações), bem como endereço para correspondência (inclusive E-Mail). Esses dados devem aparecer no final do trabalho. Sob o nome do autor que segue o título, deve constar apenas sua afiliação institucional. Os autores devem incluir entre quatro e seis palavras-chave que apontem os aspectos mais relevantes do texto submetido. Os textos serão revisados pelos comitê editorial e posteriormente submetidos à aprovação dos autores.

Os artigos bibliográficos e resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, sendo indicado o número de páginas de cada uma. As resenhas não devem receber título nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

Videos devem ser submetidos em forma de DVD ou através de uma hospedeira da internet. Debaixo do nome do autor ou da autora deve seguir apenas a sua afiliação acadêmica.

O envio de um texto ou vídeo ou apresentação em Power Point implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista. Os autores são inteiramente responsáveis pelas informações e opiniões expressas nos seus textos.

A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir ao final do texto, e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula):

Livro

GLUCKMAN, Max. 1955.The Judicial Process Among the Barotse of Northern Rhodesia. Manchester: Manchester University Press.

Coletânea

WAGLEY, Charles. 1951. Races et classes dans le Brésil rural. Paris: UNESCO.

Capítulo de Livro

FERNANDES, Florestan. 1976. “Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá”. In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

Artigo em Periódico

FOSTER, George M. 1972. “The Anatomy of Envy: A Study in Symbolic Behavior”. Current Anthropology, 13(2): 165-169.

Tese Acadêmica

MASSART, Guy. 2002. Communication et postmodernité : Approche ethnographique de la pragmatique des identités en Afrique Lusophone (Iles du Cap-Ver.t et Mozambique). Thèse de Doutorat, École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines – Lyon

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search